Genre: Heavy Metal

Origin: Portugal

Audio:  Comming Soon...

Latest Release on Non Nobis Prod.:

Discography:

          - 1986  - Alkateya (Demo)

          - 1987  - Star Riders (Demo)

          - 1990  - Face to Fece (Demo)

          - 2003  - Replay (Demo Anthology) CD

          - 2006  - Lycanthrophy CD

          - 2016  - Last CD/LP

Biography:

A banda surge em 1986 por iniciativa de Beto, Paulo Rui Martins e José Castro , aos quais um pouco mais tarde se junta o vocalista João Pinto. Em Novembro desse ano gravam e misturam a maqueta de estreia com 4 temas: Exodus, Alkateya, Nightmare e Rock on, Roll out. Entre os vários espectáculos de apresentação desta maqueta, destacam-se o realizado no Rock Rendez-Vous em 
1987. Nesse ano gravam a segunda demo com 3 temas: Star Riders, Old Man e The Call & the Crash. Em 1988 fazem nova aparição no Rock Rendez-Vous e actuam na Festa do Avante!, em Loures já com Manuel "Animal" substitui José Castro e, no ano seguinte, efectuam uma curta digressão pelo país. A terceira demo "Face to Face" é editada em 1990 e no ano seguinte a banda dissolve-se. Em 2003, as reacções à edição do álbum "Replay", colectânea das três demos remasterizadas, impulsionam uma reunião da banda na formação clássica – João Pinto (voz), Beto (guitarra), Paulo Rui (baixo) e Manuel Animal (bateria) –, mais tarde reforçada com o guitarrista João Coutinho, substituído por Nuno Duarte em Janeiro de 2004. Em Maio desse ano Beto sai, encontrando a banda como substituto Alexandre Domingues. Em Novembro de 2004, Nelson Canário ingressa no grupo como segundo vocalista. Em 2005 a banda de participa em programas televisivos, festivais underground e abre o concerto de Judas Priest no Pavilhão Atlântico. Em 2006 gravam o CD "Lycantrophy" com o selo da independente EAT Metal Records, após o que Alex Domingues deixa a banda e nela ingressa Miguel Teixeira; nesse ano celebram os 20 anos de fundação da banda num concerto único no Santiago Alquimista (a primeira banda de Heavy Metal a actuar naquele espaço lisboeta).Tocam em 2007 pelo País, entre outros locais, no bar Tazz (Freeport).Vicissitudes várias levam os Alkateya a suspender a actividade em 2007, originando um novo projecto com o frontman João Pinto e o guitarrista Pedro Simões, os Gargula que integram nos concertos os temas mais solicitados ao vivo dos Alkateya (gravam uma versão de "Star Riders" no seu EP "Devil's Work" de 2011 e integram o cartaz Lusitania Oldschool (1ª edição 2012, datas em Lisboa e Porto, com os Tarântula e Ibéria). 
Em Outubro de 2012, João Pinto, Beto e Manuel Animal juntam-se para um concerto de solidariedade para com o Cameraman Metálico, acompanhados de Pedro Mendes no baixo e Alcides e Pedro Simões nas guitarras. Meses mais tarde os lobos despertam uma vez mais, com João Pinto (voz), Manel "Animal" (bateria), Beto (guitarra), Pedro Mendes (baixo) e Pedro Mateus (guitarra), tendo realizado vários concertos, de onde se destaca a 2ª edição do Lusitania Oldschool (2014, datas em Lisboa e no Porto). O Beto é substituído pelo João Caixinha em 2014.No final de 2015, novo êxodo de elementos, com a emigração de Pedro Mateus e Manel "Animal" e a saída do João Caixinha, não sem antes gravarem 5 novos originais.Entram assim os actuais Nuno "El Cid" e Pita nas guitarras e Victor na bateria.Em 2016 celebram os 30 anos da fundação da banda.

Links:

Videos:

Alkateya

© 2016 Non Nobis Productions 

Non Nobis Prod. Radio
Visit our on-shop or find us on: